A Marquesa Brigida Spinola Doria deveria ser uma mulher feliz, embora não inteiramente confortável. Aqui está ela, na flor da idade, pintada por Peter Paul Rubens em 1606, um ano após o seu casamento. Está trajada à espanhola, com um vestido de cetim bordado a prata e ouro. Olho para ela e penso no alívio que deveria ser à noite poder tirar aquelas golas que emolduravam o pescoço. Será que ali em pé, enquanto posava para o quadro, era nisso que ela pensava?
O retrato foi feito em Génova, um dos centros económicos mais importantes da época e paradiso delle donne (paraíso das mulheres), durante uma das estadias do pintor em Itália (embora a Itália ainda não existisse tecnicamente como país). Nele Rubens consegue equilibrar a atenção ao detalhe tipica do estilo flamengo, com pinceladas grossas que marcavam a arte veneziana.
O retrato foi feito em Génova, um dos centros económicos mais importantes da época e paradiso delle donne (paraíso das mulheres), durante uma das estadias do pintor em Itália (embora a Itália ainda não existisse tecnicamente como país). Nele Rubens consegue equilibrar a atenção ao detalhe tipica do estilo flamengo, com pinceladas grossas que marcavam a arte veneziana.