29 February, 2012

A nossa História

Coisas estupendas que se aprendem a ler a História de Portugal:
1. Em períodos de abundância financeira – ou abundância de especiarias ou abundância de ouro – Portugal tende a investir essa riqueza no reforço do aparelho do estado e não propriamente a fazer coisas aborrecidas como, por exemplo, modernizar a indústria ou apostar na produção interna. O lado positivo desta política é que temos monumentos bonitos e muitos cargos janotas na administração pública.
2. Somos um povo de fé, embora não propriamente religiosa. Por exemplo, apesar do desenlace de inúmeros episódios históricos, continuamos convencidos em pleno século XXI que espanhóis, ingleses, franceses e alemães têm o nosso interesse nacional como prioridade e nos vão ajudar. Toda politica pós-Descobrimentos e tratados anexos é um bom exemplo de como a nossa economia "beneficiou" destas alianças.
3. Fomos espectaculares a dar emprego a arquitectos e artistas estrangeiros nos últimos séculos.
4. Em Portugal, todos sabemos que quando as coisas ficam mesmo complicadas, aparece sempre um homem brilhante para nos salvar. Regra geral o homem brilhante tem que se impor pela força. Regra geral o homem brilhante acaba por se tornar um tirano. 
5. O modelo de uma instituição de serviço público de funcionamento exemplar é a Inquisição. Aquilo é que foi organização, eficácia, gestão de orçamento e cumprimento dos objectivos.
6. Desde o final do século XIX que se nota uma constância nos apelidos que aparecem na vida pública portuguesa. Temos uma espécie de democracia aristocrática porque, às vezes, parece que os cargos  passam de pai para filho.
7. Já sei quem foi o Almirante Reis
(Em baixo: gravura do séc. XIX  de D. Afonso Henriques, um dos autores desta ideia genial que é Portugal)





A casa pequenina

Tiny House em Portland.

28 February, 2012

Introdução à Música Alternativa - Lição 08

Ao tempo que não me dedicava ao nosso curso. Porque não tenho feito trabalho de casa, deixo um pequeno exercício para avaliar a vossa personalidade musical. São românticos e delicados? Escolham o vídeo #1. Passivo-agressivos? Então vídeo #2. Têm um alto nível de energia adquirido por excesso de cafeína? Vídeo #3. São gente clássica e cheia de bom gosto? Prossigam para o vídeo #4. All of the above? Vídeo #5. É tudo música recente, vídeos acabados de sair (a faixa dos Girls tem videoclip disponível no Vimeo). Então, qual é que vai ser?


Da ética

Eu e os meus amigos costumamos dizer na brincadeira que somos demasiado honestos para subir na vida. Demasiado bem-comportados, certinhos, obedientes, cheios de princípios nobres que aprendemos de tantos anos a ver os finais das séries americanas dos anos 80, onde os bons ganhavam sempre. Mas ontem encontrei este artigo sobre um estudo que conclui que os "ricos" têm mais propensão para roubar, mentir, fazer batota e ter comportamentos menos éticos no trabalho. Ui. Moralismos à parte, a questão é saber quem se safa melhor: os que seguem as regras ou os que as dobram para atingir os seus fins? (Pensem com calma. Isto é um blog levezinho.)
(Quadro: The Moneychanger and his Wife de Marinus van Reymerswale, 1539)

27 February, 2012

Não Sei Cozinhar - Episódio 03

Eu gostava muito de saber cozinhar, mas infelizmente não sei. Então convidei amigos meus para me ensinarem pratos simples e fáceis. O Não Sei Cozinhar é uma rubrica low-fi (e muito divertida de fazer) que estreia às segundas-feiras aqui no Menina Rapaz.    
A convidada de hoje é a Luísa Barbosa que preparou o tradicional bacalhau com broa. Como ela explica, é uma receita muito básica, mas dá para fazer um figurão porque parece que passámos horas na cozinha. Cá está o vídeo que documenta a experiência, mas que não é para levar muito a sério, nem ofender os puristas da gastronomia. É comida de amigos para amigos. Ora vejam.



Ingredientes Bacalhau com Broa
Bacalhau demolhado
1 Broa de milho
Azeite
Alho
Espinafres (para acompanhamento)

Liza Lou

Nas histórias infantis, é difícil encontrar uma menina mais esperta que Liza Lou, que dá a volta a bruxas, monstros e fantasmas. Girl power a sério e com sentido de humor, cortesia de Mercer Mayer.



26 February, 2012

1913

O Coronel Mervyn O’Gorman fotografou (com autochrome) a sua filha Christine em Dorset há quase cem anos. Mais aqui.


Dos atrasos históricos

Os preços das mercadorias compradas em Antuérpia aumentaram muito, aumentando igualmente a quantidade da importação. Os negócios da Índia fizeram enriquecer muita gente, e portanto o consumo subia. Para o satisfazer, importava-se tudo. (...) Não há, nos cem anos que durou o monopólio oriental, notícia de qualquer fabricação nova introduzida no País. (...) Ao terminar o século XVI, a produção artesanal portuguesa não diferia muito da do século XIII. 
Pois.

Menina

A primavera segundo Orla Kiely ou como a moda das sandálias com meias veio para ficar.

25 February, 2012

Trocar de roupa

Projecto daqui (descoberto aqui)

Bom fim-de-semana

Oh, both my shoes are shiny new,
And pristine is my hat;
My dress is 1922....
My life is all like that.

(Poema: Autobiography de Dorothy Parker; Ilustração: capa da Vogue de 1921 por Helen Dryden)







24 February, 2012

Blogger on a budget

Eu vinha aqui pôr mais qualquer coisa do José Hermano Saraiva, mas vai ter de ficar para outro dia. Não desistam de mim. Mas entretanto andei a passear pela blogosfera (alguém tem que arranjar uma palavra melhor para isto) e com tanta roupa, tanta viagem, tanto blush, tanto creme, tanto passatempo estou a chegar à conclusão que não tenho saldo bancário que me permita andar por aqui. 
(E agora que isto está dito, tomem um refresco e ouçam os Backstreet Boys, rapazes da minha idade. Afinal é sexta à tarde. Se há coisa de que me arrependo é de não lhes ter dado o devido valor nos anos 90. Neste vídeo, por exemplo, toda a coreografia deles com as cadeiras e os chapéus é um must da cultura pop. E o cabelo do Nick Carter também. E por esta é que vocês não esperavam).

Afonso

Os portugueses dividem-se entre os que dizem Zeca Afonso e os que preferem chamar-lhe José Afonso
(Queria ter escolhido uma foto ainda mais bonita, mas foi o que encontrei. Os músicos de hoje terão sempre a vantagem de ter mais e melhores imagens)

Estilo Avançado

É um daqueles blogs de street style, mas dedicado a mulheres... maduras. Mais aqui.

23 February, 2012

Poema

Rebelde como Dorothy Parker.

Some men tear your heart in two,
Some men flirt and flatter,
Some men never look at you,
And that clears up the matter.
(Life, 8 April 1926)

Vida pessoal

A cores

São fotos que falam. De Joel Sternfeld.

22 February, 2012

O vestido de Hadley

Que bonito o vestido de Hadley Richardson no dia do seu casamento com Ernest Hemingway, que é o rapaz bem-parecido que está ao seu lado. Viveram juntos cinco anos, viajaram pela Europa, assistiram a touradas, apostaram em corridas de cavalos, pescaram e esquiaram, tiveram um filho juntos. Depois divorciaram-se.
(Foto: Michigan, 1921)

Revolução Gastronómica


A revolução gastronómica está aí e o que está a dar são blogs de comida. Blogs tão inspiradores que conseguem mandar-nos direitinhos ao supermercado fazer compras e depois para casa ligar o forno e usar coisas como manjericão, extracto de baunilha e mirtilos (não necessariamente na mesma receita). Aí em baixo estão alguns sites cheios de pinta que gosto de visitar. (Mas, porque a cozinha portuguesa é mesmo, mesmo boa, gostava de conhecer blogs nacionais igualmente bons. Com fotos bonitas, receitas boas, o pacote todo. Sugestões?) 

1. Os vídeos de Tiger in A Jar (em baixo o que ensina a fazer pesto)
2. Smitten Kitchen (foto de cima)
3. What Katie Ate
4. Seven Spoons
5. La Tartine Gourmande
6. Food Gawker
7. Sprouted Kitchen

O novo futebol

A moda é o novo futebol: somos todos especialistas. Até eu que dou por mim a falar de clutches e it girls como se percebesse alguma coisa do assunto. Vou continuar a fingir, até porque uma das vantagens da democracia é a questão da liberdade de expressão, que deu origem a esta invenção moderna que é a opinião. É óptimo, porque se estabeleceu que as opiniões e os gostos estão acima de crítica. Esta impunidade é outra das vantagens da democracia. Achei piada a duas coisas: o casaco da primeira foto e os sapatos das seguintes. Para os usar era preciso que tivesse sido Inverno este ano em Lisboa. Mas não faz mal. Fica para o ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...