25 October, 2011

Cinco dicas para blogs


Comecei este ano o Menina Rapaz. Aqui vão 5 coisas que aprendi sobre blogs nestes meses:

  1. Frequência
Um blog a sério é um emprego em part-time. Porque o fazemos para nós, mas sobretudo para os outros. Para o manter vivo os posts devem ser frequentes e a diversas horas do dia, de forma a apanhar madrugadores, noctívagos, gente que está aborrecida a meio de um dia de trabalho, etc. e oferecer sempre conteúdo fresco e recente.

  1. O melhor
O que publicamos deve ser sempre o melhor possível. Parece óbvio, mas não é. O conteúdo do blog deve entusiasmar e inspirar quem o lê. E fazer com que as pessoas queiram voltar. Para isso tem que ser original, diferente e trazer algo de novo. Daí que, no meu caso, a maior parte do tempo seja perdido em pesquisa. E mais pesquisa. (O “melhor” significa também um layout bonito: less is more de forma a que o conteúdo não se perca no meio de designs muito intensos).

  1. Dar crédito
Muitas vezes usamos fotos ou conteúdos de outros blogs. Quando o fazemos e lhes damos crédito estamos a gerar visitas para as pessoas que publicaram originalmente aquele conteúdo. E, mais cedo ou mais tarde, alguém nos dará crédito por algo que descobriu no nosso blog, gerando visitas para nós. É o bom karma blogueiro. E é assim que se mantém uma blogosfera dinâmica e saudável. Partilhar não é sinónimo de roubar.

  1. O meu blog preferido
Quando comecei o Menina Rapaz quis fazer um blog que eu gostasse de ler. Queria que fosse positivo e que desse algo em que pensar. E antes de fazer um post é sempre nisso que penso: se eu lesse isto num blog, iria achar graça? O nosso blog deve ser um dos nossos sites preferidos.

  1. Pessoal
Esta é difícil, porque é complicado manter um blog com um carácter pessoal e, ao mesmo tempo, não dizer demasiado sobre a nossa vida. Mas regra geral, há certas coisas que só os nossos amigos e família devem saber e que não há necessidade de revelar ao mundo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...