06 March, 2012

A louca

Eu estou há muito tempo para escrever sobre Joana I de Castela ou Joana, a Louca - como passou à história - sem dúvida a personagem histórica que mais me fascinou na minha infância. Nos tempos pré-google, eu ia à enciclopédia procurá-la no meio das rainhas e princesas com o mesmo primeiro nome. Mas aquele cognome distinguia-a de todas as outras. Na enciclopédia não havia retrato e eu imaginava uma rainha despenteada e excessiva. Não era bem assim. Joana foi casada com Filipe, o Belo - e aqui tropeçamos noutro cognome de peso. Apesar de ser formosa e educada (fluente em várias línguas, treinada na dança, na música e equitação) o marido cedo perdeu o interesse nela. E Joana era ciumenta. A sua instabilidade mental agravou-se e gerou o seu isolamento e afastamento do poder. E foi também muito conveniente ao seu pai, marido e filho que governaram em seu nome. Aqui está ela com toda a sua loucura domesticada debaixo do toucado.
(Retrato pintado por Juan de Flandes cerca de 1496)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...