Aqui está Agar a ser expulsa da casa de Abraão, depois de Sara ter dito ao marido: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com o meu filho, com Isaac (Gen. 21:10). O "filho desta serva" quase morreu no deserto com a sua mãe e foi miraculosamente salvo. Chamava-se Ismael e os muçulmanos têm-no como antepassado de Maomé.
Duas curiosas interpretações pictóricas deste episódio (ambas do século XVII):
1. Na primeira, Rubens escolhe não incluir Ismael na cena, optando por representar Agar ainda grávida. É significativa a diferença de vestes nas duas mulheres: Sara está ricamente trajada, enquanto o vestido de Agar é mais simples, mas de cor vermelha. (Hagar leaves the House of Abraham, 1615)
2. Na segunda, Claude Lorrain dá relevo à paisagem em detrimento das figuras humanas. Agar enfrenta o espaço aberto, o desconhecido. Contudo, pode ver-se que se move simbolicamente da sombra para a claridade. Em cima na varanda, no ponto mais escuro do quadro, Sara assiste à cena. (The Expulsion of Hagar, 1668)